Como boatos se transformam em fatos
Durante as pesquisas para meu segundo livro Nem vem que não tem: A vida e o veneno de Wilson Simonal, uma das perguntas que eu deveria responder, era sobre como surgem os boatos. No caso do Simonal, como surgem lendas urbanas baseadas em boatos que foram, um dia, baseados em fatos. Pra quem ainda não leu o livro: em 1971, Simonal foi acusado de haver mandado torturar um ex-funcionário para obter dele uma confissão de desvio de dinheiro. Anos depois, o “fato” que se noticiava, e pelo qual Simonal foi alijado da cultura brasileira, era o de que ele trabalhava para o regime militar, prestando serviço à ditadura delatando outros artistas para que estes fossem torturados e, eventualmente, exilados.
Claro que boatos não surgem do nada. O ex-funcionário de Simonal foi torturado nas dependências da polícia política da época, o DOPS. O livro traz declarações e documentos em que o próprio Simonal dava a entender que ele, de alguma maneira nebulosa e jamais explicada, havia “colaborado” com a “revolução” de 1964. Mas daí para ser alcaguete havia uma distância tão grande quanto a que separa o fato do boato.
Nas últimas semanas, eu acompanhei intrigado a “evolução” de duas notícias ligadas ao mundo do entretenimento, e como elas se transformaram a cada nova republicação, a cada novo control+c control+v, em “fatos” cada vez mais assertivos e distantes da notícia original. Acompanhe os monstros se criando:
No dia 09 de abril, o produtor Mark Ronson, que está trabalhando em duas ou três faixas do novo álbum de Paul McCartney, deu uma entrevista à revista Rolling Stone tentando tirar a pecha de “retrô” que paira sobre seu nome. Ronson foi DJ na festa de casamento de McCartney em 2011 e contou na entrevista que certo dia no estúdio, o ex-beatle surgiu com algumas “coisas funk-moombahton pós-Bonde do Rolê” e lhe perguntou: “Como você consegue tirar esse tipo de energia do som?” e usou Usher como exemplo do que chamava de “energético”.
No dia seguinte, a notícia saiu no New Musical Express da Inglaterra como “baile-funk e Usher inspiram o novo álbum de Paul McCartney”.
O ClubNME brasileiro puxou a brasa pra sardinha brasileira. Era assim o seu lead: “Quem diria que Paul McCartney está apaixonado pela sonoridade do funk (sim, o carioca!) e do Bonde do Rolê? Mas são essas as influências que Mark Ronson, produtor do novo disco do ex-Beatle, revelou.”
No UOL, a gente descobre que “Paul McCartney está ouvindo funk carioca como inspiração para novo disco”.
O Bonde do Rolê, que nem é carioca, claro, aproveitou a demência coletiva, tirou foto atravessando alguma faixa de pedestre à moda de Abbey Road e ainda produziu um remix de “Get Back” pra provocar.
No dia 13, o amigo Ricardo Schott no jornal O Dia já estava algumas curvas na frente, entrevistando o DJ Sany Pitbull e Mr Catra pedindo dicas para que o velho roqueiro se inteire no movimento do funk carioca. Valeska Popozuda, por exemplo, se ofereceu para levá-lo ao morro do Alemão.
Aí a coisa degringolou. Na Mix TV a notícia era a de que “O produtor Diplo contou para a Rolling Stone que o ex-beatle Paul McCartney chegou em seu estúdio esses dias com uma música do Bonde do Rolê e perguntou: “Como a gente consegue esse tipo de energia?”. Sim, um dos músicos mais aclamados da história do rock estava ouvindo um brasileiríssimo funk”
Àquela altura, alguém já havia lembrado do inacreditável projeto Let it Baile que o não menos inacreditável João Brasil perpetrou em 2010, de mash ups do álbum Let it be com músicas do MC Buiu, Perlla e Deize Tigrona.
Segundo a Caras de alguns dias depois, “Bonde do Rolê conquista Paul McCartney”. Pedro D’Eyrot, do grupo curitibano, declarou: “Me sinto a nova Linda McCartney!”
Não se espante, se depois de tanta loucura, alguém agitar um encontro do ex-beatle com o trio de Curitiba. A farsa, às vezes, se repete como história.
A outra notícia mutante é mais séria e envolve a vocalista do grupo Calypso, Joelma. No dia 30 de março, a musa paraense deu uma entrevista à coluna social da revista Época e, entre outras coisas, falou sobre sexualidade: a sua e a dos outros. “Tenho muitos fãs gays, mas a Bíblia diz que o casamento gay não é correto e sou contra”. Acrescenta que, se tivesse um filho nessa situação, “lutaria até a morte para fazer sua conversão”. “Já vi muitos se regenerarem. Conheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar”. O título da entrevista foi um tanto malandrinho: “Joelma compara gays a drogados e diz ser contra o casamento homossexual”.
No UOL, a frase virou “gays são como drogados em recuperação”. No dia seguinte à publicação da entrevista à Época, o portal compilou a reação de artistas contrários à cantora paraense.
O coluna “Retratos da Vida” do jornal Extra “contribuiu” com a história: “A nuvem está negra para Joelma e Chimbinha da Banda Calypso. Os pedidos para shows com os astros da música brega despencaram após a mudança de escritório. Abalado, o cantor se consultou com um psiquiatra e iniciou um tratamento com antidepressivos.” O texto ainda dizia que a declaração de Joelma levou problemas ao casamento deles, já que o guitarrista não compartilharia da opinião da cantora.
O ator José de Abreu, no Twitter, declarou que também seria deprimido se tivesse de conviver com Joelma. Me lembrei do exército de cantores e artistas que, nos anos 70, se negavam a subir em um mesmo palco que Simonal porque “não dividiam palco com dedo-duro”. Era uma ótima hora pra todo mundo se mostrar engajado.
A assessoria da banda Calypso imediatamente emitiu comunicado dizendo que as palavras de Joelma foram distorcidas pela Época. Negou a depressão de Chimbinha e os problemas matrimoniais com Chimbinha. Mas no mesmo dia o sempre intrépido jornal Extra trouxe uma “novidade” ao caso de “inferno astral” do grupo paraense: “Filme sobre Calypso sobe no telhado”. Dizia o texto: “A produção do longa-metragem já vinha encontrando dificuldades de levar essa história para a tela, e a situação se agravou com a polêmica em torno das declarações recentes da cantora. O fato é que agora ninguém mais quer vincular o nome à banda, e o projeto tornou-se inviável.” Note a palavra “fato”. A única fonte procurada foi a produtora Vira-lata, que negou o cancelamento do filme. De onde surgiu essa notícia então? Mistério.
Aí a imprensa fez a festa: o Estadão contou que “Depois de Joelma se dizer contra o casamento gay e comparar homossexuais a viciados em drogas, o filme da banda Calypso não será mais realizado “até segunda ordem”. Sem checar a informação, limitou-se a dizer que a fonte era o jornal Extra.
A coisa continuou rolando: no dia 16 de abril o “Blog do Marrom”, ligado ao jornal Correio da Bahia afirmou que a banda Calypso teria sido limada das festas juninas de Jequié, Bahia, devido às “declarações da cantora sobre o casamento gay e os homossexuais em geral”. O “fato” chegaria às raias do insólito, já que, segundo a nota, os paraenses teriam sido substituídos justamente por Daniela Mercury, que, no mesmo período, assumiu publicamente seu relacionamento com uma mulher. Tanto a assessoria de Daniela quanto a do Calypso negaram a “informação” que, no entanto, continua a correr redes sociais como uma libelo contra o preconceito e a homofobia.
Aguardem desdobramentos de ambos os casos.
Ontem falei pessoalmente para o diretor do filme Isto é Calypso, Caco Souza, com um velho instrumento de comunicação chamado telefone. Ele, apesar de ter ligado aos jornais que deram o “furo”, até hoje não sabe de onde surgiu a história do cancelamento do filme. Caco disse que a produção segue em ritmo normal, tão fácil e tão difícil como sempre havia sido, e que a única reação de um dos cotistas já contratados foi um telefonema, confuso com as notícias de que o filme que sua empresa estava apoiando, ter sido cancelado. O cotista ficou aliviado em saber que tudo não passava de mais um boato espalhado pela imprensa brasileira como fato.
Obrigada por essa perspectiva tão transparente. Esse sim é um texto que todo o universo deveria ler e sair compartilhando por aí.
Incrível. Texto simplesmente excelente.
Um filme sobre a banda KY vai ser tão bom quanto Cinderela Baiana. Pode apostar.
Não tenho ressalvas quanto às conclusões do texto e também tenho ojeriza a “apedrejamentos” na mídia (o famoso “trial by media” tão recorrente no séculoXX), mas o título da entrevista original na Época não tem nada de “malandrinho”: ela comparou SIM uma coisa a outra, e ainda elaborou seu arrazoamento, e se posicionou contra a união homoafetiva SIM. O título apenas enquadrou a entrevista nesses termos, o q é bem justo, sendo q é a parte mais controversa, e eu até admirei a postura franca dela. Agora, se ela quer fazer esse tipo de asserção e se isentar do vendaval de críticas que vêm com ela, então ela deveria se afastar da vida pública ou, ao menos, calar a boca no que se refere a qualquer coisa que não seja sua vida artística.
Raul, o meu olhar é como editor (embora seja um olhar pessoal). A primeira leitura do título é “Joelma afirma que gays são tão deploráveis quanto drogados”, o que não foi o que ela disse. A leitura correta seria “Homossexuais que desejam deixar relações homossexuais (porque entendem que essa negação é agradável a Deus) travam uma luta imensa, tão grande quanto a de viciados que desejam se livrar do vício”. É claro que ela não deveria ter dito o que disse, no lugar que disse, do jeito que disse. E também não acho que o título seja mentiroso, ele apenas é dúbio – no meu entender, intencionalmente dúbio. Obrigado por escrever!
Eu pessoalmente acho arriscado esse olhar pretensamente universal do editor q pode abarcar todas as possíveis perspectivas e a “neutralidade axiológica” q ele subentende.
Há inúmeras maneiras de se ler uma manchete, assim como de ler uma notícia e é a função da edição hierarquizar sim a informação, mas nunca é um processo determinista como vc dá a entender (ou pode ter sido um erro meu pesar na interpretação… viu só como é?).
Eu, por exemplo, q sou muito liberal com relação ao uso recreativo de drogas, não vi maldade alguma na chamada, já q para mim não é uma prática inerentemente nociva e equipará-la com uma relação homoafetiva nem me alertou. O q me incomodou foi a postura condescendente da entrevistada com relação a ambos, a qual entendo que é baseada numa boa intenção por parte dela, mas tb fundamentado num obscurantismo dos mais nocivos q se depreende do dogma vinculado ao seu credo.
Concordo plenamente!
A verdade é que ela não disse isso, ela contou a ele a história que um fã contou a ela, e ele colocou as palavras do dito fã como se fosse delas, ele quis gerar polêmica mesmo, distorceu o que ela disse…
Mesmo ela não tendo falado isso, concordo que ela não deveria tocar em um assunto delicado desse, mas não acho que ela quis se isentar de críticas, ela mesmo falou que se tivesse falado aquilo merecia até mais “pedras” do que levou, porém ela não falou, pagou sem dever, aí que está o problema, jornalistas que fazem de tudo pra se promover, e ela foi a isca da vez…
hey Raul tu é ignorante como a maioria dos brasileiros, então é melhr vc ficar na sua e aprender a ser gente
Realmente o texto eh muito bom!! soh faria uma ressalva, para nao cair no mesmo risco de control c control v q o autor citou, acho q seria otimo ter as imagens dos jornais e revistas anexados ao texto, mostrando como realmente se faz uma noticia fidedigna. ” matando a cobra e mostrando o pau!” 😉
espero q este texto seja o q devemos confiar….
Ué, eu fiz os links para os textos originais, não aparece para você, Tuto? Abs
Parabéns ! Da maior relevância e de utilidade pública esse “post”, A revelação passo-a-passo do mecanismo de difusão de mentiras é perfeita e cabal. O pior é que essa prática de “control V, control C” acrítico na imprensa brasileira não se restringe ao noticiário , supostamente menos sério, da editoria de cultura, o mesmo acontece em economia, em política e por aí vai.. .
Misturar Paul McCartney com funk brasileiro é, me perdoem a rudeza, misturar a mais fina culinária (Paul McCartney) com cocô… Como alguém pode gostar de cocô ? Gosto é gosto, mas… ái que decadência…
Bom, com relação ao Wilson Simonal eu discordo totalmente dessa perspectiva. Simonal entregou seu funcionário contador Raphael Viviani para policiais do DOPS, para levar uma surra, ser torturado e humilhado. Isso é documentado e reconhecido pela história do Brasil. Apoiador da Ditadura Militar e se orgulhava disso… a fama pode ser exageradas, mas é justa. Ter dó do Simonal? Depois da surra do contador Raphael Viviani? Nao…
Sávio, o caso do Viviani não teve nada de político, esse é o ponto. Ele não pagou o preço de haver seviciado um funcionário, ele pagou o preço de delatar artistas ao governo militar. Abraços e obrigado pela mensagem.
Ah, e só uma dúvida minha que pode ser bem comentada por alguém do meio com opiniões ponderadas como as suas até aqui, ainda q fuja completamente ao tópico: eu sempre achei a idiossincrasia mais maléfica e injusta no meio jornalístico o fato das errata poderem ser dimensionadas e posicionadas ao bel-prazer do editor. Caberia uma regulamentação com referência a isso? Por exemplo: a correção deve ser colocada na mesma página da história em q fora veiculada a informação errada ou incorreta e ocupando ao menos 30% do espaço da matéria original. Isso seria adequado ou vou ser tachado de pró-censura ou reaça se sugerir isso aos meus amigos jornalistas?
A Folha de S.Paulo tem uma política interessante: as erratas saem na pag. 02, um espaço muito nobre, geralmente mais lido do que qualquer outra página do jornal.
Não vi nada errado na declaração dela. Ser a favor do que Deus fez desde o princípio é o certo, a favor da união de homem e mulher é simplesmente normal, há quem pense o contrário, liberdade de expressão. Será que isso existe no Brasil? A única coisa que achei que ela errou foi ter ficado amedrontada quando a imprensa caiu em cima, o certo era manter o que disse!!
A Joelma disse uma merda. Não tem como apagar isso. E disse num momento inoportuno, entre as denuncias do Feliciano e do Malafaia. Não são boatos. Nem se pode comparar ao caso do Simonal. Não estão no mesmo nível. A brega errou muito.
Fernando, você pode até achar que ela merece todo o infortúnio dessa vida por ter dito o que, potencialmente, ela disse. Mas isso não dá o direito de dizer que os shows estão rareando, que o filme foi cancelado, que a prefeitura te trocou pela Daniela Mercury. Meu ponto era mostrar como os boatos se espalham, nem entrei na questão moral do que ela falou.
Vamos discutir o que ela disse, e não o que gostaríamos que ela tivesse dito.
Ótima resposta 😉
Quem posta o que não sabe e não sabe a relação ídolo-fã deveria calar a boca. Se o próprio gay do vídeo não a “condenou” e defendeu posteriormente, dizendo até que foi uma brincadeira, você não tem direito de “condená-la”.
QUe absurdo, hoje em dia o normal é ter que ser e pensar e ter as mesmas opniões tipo “daniela Mercury”?
Ela que esta certa? E a Joelma errada? Que ridiculo!!! Porque temos que esconder o que pensamos sobre o assunto?? Todos querem ter os mesmos direitos , mas não nos deixam ter o nosso direito de ser contra este liberalismo desenfreado dos dias de hoje??
Eu concordo plenamente com a Joelma, porque estão crucificando a cantora?? Ela tem o direito de expressar os seus sentimentos e a sua opnião seja elas quais forem poxa vida, mais que hipocrisia, tem muitos ai que pensam da mesma maneira que a Joelma, mas pra serem conciderados moderninhos, legais, liberais, ficam bem quietinhos como se fossem a favor destas barbaridades de casamento de pessoas do mesmo sexo…
Se todos querem ter seus direitos, então isto tem que ser para ambos os lados desta historia, aceitando ou não aceitando, não interessa, cada um pensa como quer, mas deve haver o respeito entre todos, pelo menos isto….
Seu discurso está cheio de boas intenções, mas basta ter o mínimo de amor no coração para perceber que você é fanática e intolerante. Prega o ódio quando interpreta erroneamente seu livro de cabeceira. É a DIVERSIDADE que tem voz, vocês fanáticos só tem opnião.
“QUe absurdo, hoje em dia o normal é ter que ser e pensar e ter as mesmas opniões tipo “daniela Mercury”?”
Ninguém disse q o “normal” é alguma coisa ou outra, quem debate a “anormalidade” das coisas é justamente quem menos entende o fato de q isso isso deve ser discutido numa sociedade plural. O q é debatido hj em dia é a condição assimétrica da união entre pessoas do mesmo sexo na legislação com relação aos direitos dos casais de outro tipo. Não há evidência alguma de q meninos q gostam de meninos e meninas q gostam de meninas se casando vão interferir na possibilidade de vc ou dos seus filhos e filhas se casarem com pessoas de outro gênero. Se vc acha q isso vai criar um exemplo ou precedente nocivo para eles, então neutralizar isso é algo q vc pode fazer em casa e na escola através da ESCOLHA de uma instituição q vá proteger seus valores no interior da criação da sua prole e das suas relações com eles. Mas temo lhe avisar q séculos de exorcismos, fogueiras, suicídios, massacres e coisas afins não conseguiram erradicar esse comportamento, então as chances são mínimas de q agora isso vá ocorrer.
Ela que esta certa? E a Joelma errada? Que ridiculo!!! Porque temos que esconder o que pensamos sobre o assunto?? Todos querem ter os mesmos direitos , mas não nos deixam ter o nosso direito de ser contra este liberalismo desenfreado dos dias de hoje??
Liberalismo desenfreado? Onde? Se e liberdade de pensar e escolher como vc pode ser feliz ou não e, talvez, dividir essa felicidade com alguém, independente de credo ou gênero, é ao q vc se refere, então pode me chamar de liberal radical. Sempre fui aluno exemplar nos colégios católicos q frequentei, sou ateu atualmente, minha mãe é evangélica e ela trabalha rodeada de bichas q a adoram. Devo dar uma “simonada” (desculpe a maldade, o Wilson nem merece esse tipo de referência) e entregá-la no próximo culto para os seus “irmãos” por ser uma “liberal desenfreada”?
“Eu concordo plenamente com a Joelma, porque estão crucificando a cantora?? Ela tem o direito de expressar os seus sentimentos e a sua opnião seja elas quais forem poxa vida, mais que hipocrisia, tem muitos ai que pensam da mesma maneira que a Joelma, mas pra serem conciderados moderninhos, legais, liberais, ficam bem quietinhos como se fossem a favor destas barbaridades de casamento de pessoas do mesmo sexo…”
Barbaridades? Minha noção do q conforma uma coisa assim é bem mais ampla (pq elementar) e se refere a violência e o abuso do mais fraco pelo mais forte, não se a sua ou minha forma de encontrar prazer sexual envolve “coisas não aprovadas pela Bíblia” (nunca perde a graça lembrar qualquer crente na palavra de Deus q a maior parte dos livros do Pentateuco são uma coleção atroz de barbaridades nos moldes atuais). Em tempo, tb cabe colocar uma curiosidade minha e q se refere à correlação q vejo constantemente entre comentários de pessoas q defendem uma posição religiosa conservadora e a péssima escrita. Eu tenho minhas ideias, mas vou guardá-las para mim.
“Se todos querem ter seus direitos, então isto tem que ser para ambos os lados desta historia, aceitando ou não aceitando, não interessa, cada um pensa como quer, mas deve haver o respeito entre todos, pelo menos isto….”
Exatamente o q os defensores da união homoafetiva querem, minha cara. Se vc tem o direito de amar e oficializar o q sente em todos os âmbitos da vida em sociedade (religiosa e civilmente), pq eu não teria O MESMO DIREITO se quisesse?
Eu tb sinto pena de vc pq jamais vai entender q estamos longe de entender o universo e como nos mesmo fomos criados e isso é fonte de esperança e não de desespero; pena pq vc acha q o q vc vive é o correto e exemplar e provavelmente vai fazer muita gente q ama sofrer se eles por ventura se desviarem da sua regra de normalidade; pena q toda essa má vontade de aceitar as diferenças vai te impedir de contemplar o q nós, como seres humanos, temos de mais sublime dentro de nós; mas ate aí esse é o rumo q VC escolheu para sua vida em sociedade, num reduto de gente q pensa como vc e onde se sente segura, e não tenho nenhum interesse em ameaçar isso. Vc pode dizer o mesmo em relação à mim?
Não se trata disso , mas Joelma que se diz crente ou seja evangelica fere os principios e valores dos seguidores dessa religião , quer dizer k os gays tem que ser recuperados , pra ela ser gay é alguma doença? penso que a dona JOELMA deve respeitar as pessoas e se é tao crente em DEUS mostre isso ao seus seguidores , logo após a revelação de DANIELA MERCURY sobre sua escolha sexual estava la o marido de JOELMA dando entrevista e dizendo k ela apoiava , fala serio, a quem voces querem enganar ? afinal o povo não é tao idiota assim , e se JOELMA é quem é hoje deve ao povo e quem sabe na maioria gays , RESPEITO É BOM DONA JOELMA , ENTAO SE ESTA HOJE NUM INFERNO K SE DANE PORQUE BEM MERECE …….
Você tem direito de opinião até ferir os direitos dos outros.
Desenhando:
– Hitler também tinha a opinião de que judeus/negros/homossexuais/ciganos deveriam ser exterminados.
– Martin Luther King e Mandela lutaram contra os brancos com a opinião de que os negros eram uma raça inferior (e eu não preciso citar a situação em que viviam nos EUA e na África do Sul).
Esse respeito tem que vir por AMBOS OS LADOS.
nao acho que a criaçao do boato que envolve Paul McCartney se ja comparado ao de Joelma… Ela declarou sim uma posiçao contra o casamento gay, e ela usou sim uma comparação entre homossexualismo e dependentes de drogas. Não vi aqui no texto nenuma deturpação disso, ninguém inventou nada em cima do que ela declarou… no máximo explicitaram um lado em detrimento de outro…mas até aí nao vejo se configurar um boato. Boatos sao mentiras que se alastram. Ela deu alguma declaração de que o que ela disse nao era nada daquilo? parece que não. Uma pessoa pública precisa saber a força que suas declaraçoes possuem na formaçao de opinião. A ótimo ver uma repercussão ruim para esse caso… preocupante seria se ela fosse aplaudida! Essa leitura suave e complacente da comparação da dor de gay que tenta se deixar de ser gay e a dor de drogado que tenta se regenerar é igualmente homfóbica… um gay que tenta se tornar hétero trava uma luta inglória contra sua própria condiçao, e só ve necessidade em faze-lo por um desejo de aceitação de uma sociedade intolerante, como um negro que tenta tornar-se branco. Um dependente de drogas só passa por um processo de recuperação se deseja preservar sua integridade física, sua vida.. e isso ele faz, antes de mais nada, por ele mesmo.
Tomás, não quis discutir aqui a questão da homossexualidade ser passível de “reversão”. Meu ponto foi apenas expor como uma questão de opinião (correta ou incorreta) detonou vários boatos que não se baseiam em nada além da vontade de punir a cantora, o que, na minha opinião, não deveria ser a função do jornalismo. Abraços e obrigado pela mensagem.
Meu apoio a Joelma é de 100%
Acho que as pessoas tem que aprender a respeitar as opiniões dos outros!
Joelma eu te conheço e sei seus principios.
A pessoa, ao ser entrevistada, seja famosa ou não, tem que pensar antes de abrir a boca e refletir sobre a repercussão do que vai dizer. Uma criatura que fala muita bobagem quando abre a boca é Cleo Pires, por exemplo, dizendo-se vegana mas que, às vezes, “come um peixinho”. Sou favorável ao ditado “em boca fechada não entra mosca” e se tiver moscas lá dentro, tenha cuidado ao libertá-las. Claro que a mídia adora manipular e distorcer as palavras dos entrevistados e isso é mais um motivo para cuidar do que é dito. Tais dirtorções vendem jornais, revistas e atraem anunciantes para a televisão e o público adora! Quanto mais sangue, aberrações, podres e falcatruas forem divulgados, sejam verdadeiros ou não, a massa vibra. Na época em que sacrificaram o Simonal, eu era uma jovem muito fã do trabalho dele e de repente, ouvíamos que ele era um sacana. Infelizmente, cortaram o vôo de um dos músicos mais criativos do país e fico imaginando como ele poderia ter mudado os rumos da música brasileira, mais ainda. Pura inveja do sucesso do outro, que também é um dos detonadores do boato, como o ciúme, o ressentimento, a vingança, a ganância, E o pior disso tudo é que consertar depois não adianta muito, páginas e mais páginas são escritas para criticar e um espacinho modesto é aberto para fazer a retratação.
A pessoa, ao ser entrevistada, seja famosa ou não, tem que pensar antes de abrir a boca e refletir sobre a repercussão do que vai dizer. Uma criatura que fala muita bobagem quando abre a boca é Cleo Pires, por exemplo, dizendo-se vegana mas que, ás vezes, “come um peixinho”. Sou favorável ao ditado “em boca fechada não entra mosca” e se tiver moscas lá dentro, tenha cuidado ao libertá-las. Claro que a mídia adora manipular e distorcer as palavras dos entrevistados e isso é mais um motivo para cuidar do que é dito. Tais dirtorções vendem jornais, revistas e atraem anunciantes para a televisão e o público adora! Quanto mais sangue, aberrações, podres e falcatruas forem divulgados, sejam verdadeiros ou não, a massa vibra. Na época em que sacrificaram o Simonal, eu era uma jovem muito fá do trabalho dele e de repente, ouvíamos que ele era um sacana. Infelizmente, cortaram o vôo de um dos músicos mais criativos do país e fico imaginando como ele poderia ter mudado os rumos da música brasileira, mais ainda. Pura inveja do sucesso do outro, que também é um dos detonadores do boato, como o ciúme, o ressentimento, a vingança, a ganância, E o pior disso tudo é que consertar depois não adianta muito, páginas e mais páginas são escritas para criticar e um espacinho modesto é aberto para fazer a retratação.
Saiu outro dia o dossiê do DOPS dizendo que simonal, roberto carlos, entre outros, auxiliaram os militares como informantes. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/envolvimento-artistas-ditadura-militar.html
Luiz, é sempre alguém dizendo que Simonal é, mas em nenhum lugar é dito que tipo de colaboração ele teria dado. E quanto é chamado de informante, ninguém nunca diz que informação ele deu. Cantar “País tropical”, por exemplo, pode ser chamado de “colaborar com a revolução”, mas é bem diferente de entregar colegas artistas.
Ricardo, parabéns pelo texto!!!!!!!!!!!!! Quando eu crescer, vou querer ser como você. abs, MauroF
Pô, Mauro, agora emocionei!
O que fizeram com Joelma é reflexo de um preconceito, por ela ser sucesso e estar no sucesso por muito tempo, existe um grupo de pessoas que não aceitam o sucesso de uma pessoa com a Características consideradas por eles “BREGA”, não sei o por que de tanto horror , mais o fato é esse, a pessoa o “jornalista” que deu origem a essa polemica com certeza faz parte desse grupo, sabia que já avia acontecido o fato desse video ai em cima, sabia que é um assunto muito polemico e delicado e resolveu jogar a “isca” e ela comeu. Podemos ver isso nos comentários do altor de novela AGINALDO SILVA chamando ela de “Lady gaga do recôncavo, e que gostar de tal cantora era o cumulo da pobreza”
As outras enformações falsas são decorrente desse grupo de pessoas que pensam dessa foma e de uma grande quantidade de Homosexuais que se sentiram ofendidos, que comandam esses jornais e tentaram também denegrir a imagem da artista;
Em fim no meu ver uma pessoa que vive diariamente com gays dentro de sua casa e no seu trabalho não seria em hipótese alguma HOMOFÓBICA.
Essa é a imprensa e o Rolo compressor ditador GAY.
Por uma lado a imprensa fala o que quer e não pega nada, por outro lado o Rolo Compressor ditador GAY, acha que artistas e populares não podem opinar contra seus pensamentos anti-sociedade.
Acorda Brasil! Não acreditem em tudo que é divulgado na Imprensa! Eles estão te manipulando!
Obs.: todos os músicos das fotos estão mostrando as mãos
Como minha vida vai mudar se Daniela casou com uma mulher ou se Joelma é contra os gays? Temos analfabetos demais, crianças na rua demais, adolescentes matando demais para que uma bobagem dessas ocupe tanto espaço na mídia!
Oi, compartilhei seu ótimo texto, e um amigo respondeu com esse aqui… http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2106200904.htm
Carine, esses documentos, e esse texto estão citados no meu livro. São sempre documentos baseados no boato. “Todo mundo sabe que o Simonal é colaborador”, mas nunca ninguém diz que tipo de colaboração ele teria dado.
Me desculpe, mas não alcancei a questão semântica. Se o próprio se declara informante, que ajudou a “desbaratar por diversas vezes movimentos subterrâneos”, qual a imprecisão em chamá-lo de informante? O que ele falou para seus contatos obviamente não deve ter sido registrado para a posteridade. A própria admissão não basta?
Carlos, não vou conseguir resumir aqui o que gastei 400 páginas para organizar, mas, simplificando (e correndo o risco de ser simplista), eu diria que a posição mais corrente hoje em dia é que esse documento foi criado para justificar o envolvimento de policiais políticos num caso que não tinha nada de político. Tanto que de todos os acusados, todos os militares foram absolvidos e o único a cumprir pena foi Simonal. Esse documento que você cita está na íntegra no meu livro. Ele tem diversos furos e histórias pregressas que conduzem a essa conclusão (que não é exaustiva, você tem muitos motivos para discordar, sim). E, de mais a mais, em 1971 esse documento ainda era confidencial. A imprensa não se baseou nele para espalhar o boato. Abraços e obrigado pela mensagem!
Muito bom o texto, sinal de que a informação ainda pode ser lida de maneira agradável e fiel à informação, parabéns !!!
Ao Paulo, q disse: “Esse Raul e viado com certeza e fica ai discutindo e escrevendo sem parar texto tao grande que ninguem le ate o final…” e q o Ricardo obviamente censurou, tenho apenas isso a responder:
Claro q vc mordeu a isca, pq rotular os outros é algo q quem não tem argumento sempre vai fazer. Mas para satisfazer a sua preguiça de leitura típica de um beócio acomodado como cumpre ser com gente preconceituosa, eu vou fazer uma lista, algo tão comum no jornalismo atual:
– não q seja da sua conta se eu sou viado ou não, mas desde moleque gosto de mulheres e jamais me senti atraído por homem algum;
– vc inferir isso apenas pq eu defendi um modo de vida q eu mesmo não adoto, só mostra o quanto vc e essa corja crente imbecilizada pela leitura rasa de uma Bíblia já toda mutilada não consegue fazer a coisa mais simples q um suposto messias ensinou ali: amar o próximo, e isso não quero dizer o “igual”;
– mesmo q eu fosse viado, se o problema é masculinidade (macheza), ainda assim aposto q, em 3 movimentos, conseguiria fazer vc chorar de dor e chamar pela sua mãe, uma coitada q claramente não te amamentou, deve ter lhe amado pouco e suspeito q deixou o obstetra enfiar o dedo no seu ânus ao invés de dar um tapa nas suas nádegas no infeliz momento do seu nascimento, gerand nesse trauma.
Fica aqui explícita, da maneira mais didática possível, a distância abismal entre a “corja crente imbecilizada” e pessoas inteligentes.
Parabéns..
Isso é jornalismo de verdade totalmente diferente da manipulação em massa que vemos na mídia em geral.
Gostei muito do que li.
Sensacional. Até que enfim um texto útil na internet. Internet, aliás, amplifica ainda mais a máquina de distorção. Mais do que no tempo do Simonal. Sintomático é alguns defenderem que a Joelma é que não deveria ter abrido a boca. Significa que se ela falar algo com o que eu não concordo, é justo distorcer e apedrejar. Raciocínio semelhante teve o Jaguar, que no documentário sobre o Simonal declarou na cara dura que eles até desconfiavam que estavam exagerando, mas como antipatizavam com o Simonal, que não fazia o tipo negro engajado, então seguiram com a boataria assim mesmo.
Se tiver mais textos como esse, é um serviço de esclarecimento fundamental. Louvo seu trabalho e sua paciência.
neste cado Os meios nao justificam os fins ela a senhora joelmama que tambem e mae devetia tomar cuidado ao comparar gays com drogados minha mae se sentiu inojada pois sou gay sou normal sou um bom filho e sou amado por todos os meus familiaes e amigos, e por um grande tempo fui fan desta senhora mais hoje percebo que nen sempre. conhecemos o carater das pessoas que afimiramos, e um risco que corremos, so gostaria de lembra-la de que 99% dos duentes a quem ela se referil foi quem a colocou no lugar onde ela chegou infelizmente.
Ricardo, excelente texto! Só tenho uma coisa a agregar, sem tirar o mérito da sua produção. No trecho “e a situação se agravou com a polêmica entorno das declarações recentes da cantora” deve-se usar a locução ‘em torno’ e não o substantivo entorno. Até.
Bem notado, claro! Corrigido!
Uma crítica necessária ao trabalho da grande imprensa nacional, mas acaba mostrando também a total cegueira dos leitores brasileiros que continuam aceitando e divulgando qualquer coisa que veem pela frente.
Assim a imprensa realmente vai manipular a informação ou publicar algo dito polêmico ou incompleto apenas para gerar mais leitores e não para difundir informação com qualidade.
Então acho que antes de educar a imprensa (que está interessada em dinheiro) é preciso educar os leitores a consumir e retransmitir o que, com fontes verificadas pelos mesmos, lhes acrescenta algo de verdade, e não simplesmente o que chama mais atenção como é mais usual.
Ricardo, adorei seu texto. Muito bem escrito e esclarecido. Obrigada por fazer-me entender melhor sobre esses dois assuntos. Um abraço
Adorei o texto Ricardo!
Rende uma aula em curso de jornalismo…
Beijos
É uma crítica necessária ao trabalho da grande imprensa nacional, mas acaba mostrando também a total cegueira dos leitores brasileiros que continuam aceitando e divulgando qualquer coisa que veem pela frente.
Convenhamos: a imprensa realmente vai manipular a informação ou publicar algo dito polêmico ou incompleto já que os leitores vão comprar cegamente os jornais e assinaturas. Se estão comprando, é porque gostam assim. Na cabeça de quem quer dinheiro mudar seria burrice.
Eu acredito que antes de educar a imprensa (que está mais interessada em dinheiro do que em informação) é preciso educar os leitores a consumir e retransmitir o que, com fontes previamente verificadas pelos mesmos, realmente lhes acrescente algo e não simplesmente o que lhes chama mais atenção.
Porque no Rio o jornal Meia Hora vende? Porque tem o melhor conteúdo ou porque chama mais atenção na capa?
Infelizmente a culpa dessas merdas relatadas no post é primeiramente de quem lê e dá ibope para isso. Se as pessoas antes dessem credibilidade a quem merece, não precisaríamos nem comentar sobre baboseiras como essas, afinal seriam apenas baboseiras e não notícias.
#FATOU TUDO…As pessoas só vêem aquilo que elas querem!! >> #SUPER #FATO A mídia ADORA denegrir a imagem das pessoas para vender,polêmizar e ganhar em cima disso a todo custo…E
o pior é que a cada 10 pessoas…8 fazem parte da massa IGNORANTE e ALIENADA que acredita em TUDO que a mídia dita…sem
ver a notícia por todos os ãngulos, e o pior…se acham CRÍTICOS e donos da VERDADE…Eu compreendo perfeitamente que a
Joelma não é uma cantora de grande nível alá Maria Bethânia, mas ela é um ser humano e têm milhares de fãs, é talentosa e
performática em palco, se não, certamente não venderia tantos cd’s e dvd’s em pleno caos da indústria fonográfica, além de
continuar fazendo centenas de shows Brasil a fora, e turnês internacionais, e merece RESPEITO.
A VERDADE é que pelo simples fato da Joelma não fazer parte da ELITE de cantoras alto nível, e ser considerada brega por
um grande percentual de pessoas, ela é discriminada, e isso é RIDÍCULO. O que a mídia diz nem sempre é verdade (60% é
sensacionalismo) mas INFELISMENTE as pessoas são SIM preconceituosas…e isso é uma pena…Elas atacam aquilo que lhes
desagrada com um PRÉ-CONCEITO inacreditável… O pior é que muitos daqueles que sofrem preconceito e discriminação (Gays),
agem da mesma forma com outras pessoas..sem conhecê-las…sem RESPEITAR as pessoas que a defendem…sem ver a notícia pelo
outro lado…elas são cegas por desejo, pois não querem ver a REALIDADE…só querem ver a mentira e continuar na
alienação…porque assim é mais fácil…julgar sem conhecer…Isso é lastimável…pois é um grande exemplo da intolerância
e ignorãncia dos Brasileiros…que são parte de um País tão LINDO, ABENÇOADO e de uma MISCIGENAÇÃO incrível e invejável
mundialmente…Mas ao mesmo tempo, são contraditórios e agem muitas vezes de forma infeliz e pré-concebida. Sou fã da
Joelma a 10 anos, e todos os dias a ouço, a conheci aos 13 anos de idade enquanto me descobria sexualmente, e passava por
momentos de tristeza devido ao bullying sofrido na escola, no bairro e dentro de casa com meu padrasto…Tentei me matar
duas vezes, e tentaram me matar outras duas vezes por causa da minha orientação sexual…As músicas,as coreografias e a
energia da Joelma me fizeram descobrir um OTIMISTA e um GUEREEIRO que existia dentro de mim…e a ouvindo e dançando suas
músicas eu me animei para viver, e 10 anos depois…continuo mais fã do que nunca…Devo a ela a ALEGRIA que me fez e faz
passar por tantas dificuldades diárias. Com tantas críticas burras em cima dela, eu fui até destaque em alguns sites como o
Terra ( http://musica.terra.com.br/fa-homossexual-apoia-joelma-em-show-do-calypso-em-
sp,a5cdd417ec40e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html ) e o Ego ( http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/04/em-meio-
polemica-com-gays-joelma-faz-show-com-roupa-sexy.html ) pelo protesto que fiz no show da banda Calypso em São Paulo, sias
após a polêmica e fiz aquilo para fazer com que as pessoas refletissem e vissem que os fãs estava com ela … >> Como
ela mesmo disse: Ninguém passa por nada a toa. Com essa polêmica, eu aprendi que as pessoas são muito mais preconceituosas
do que pensam, que a mídia é MUITO suja…e que a VERDADE sempre vêem a tona.*
As pessoas só vêem aquilo que elas querem.* >> #SUPER #FATO A mídia ADORA denegrir a imagem das pessoas para vender,polêmizar e ganhar em cima disso a todo custo…E o pior é que a cada 10 pessoas…8 fazem parte da massa IGNORANTE e ALIENADA que acredita em TUDO que a mídia dita…sem ver a notícia por todos os ãngulos, e o pior…se acham CRÍTICOS e donos da VERDADE…Eu compreendo perfeitamente que a Joelma não é uma cantora de grande nível alá Maria Bethânia, mas ela é um ser humano e têm milhares de fãs, é talentosa e performática em palco, se não, certamente não venderia tantos cd’s e dvd’s em pleno caos da indústria fonográfica, além de continuar fazendo centenas de shows Brasil a fora, e turnês internacionais, e merece RESPEITO. A VERDADE é que pelo simples fato da Joelma não fazer parte da ELITE de cantoras alto nível, e ser considerada brega por um grande percentual de pessoas, ela é discriminada, e isso é RIDÍCULO. O que a mídia diz nem sempre é verdade (60% é sensacionalismo) mas INFELISMENTE as pessoas são SIM preconceituosas…e isso é uma pena…Elas atacam aquilo que lhes desagrada com um PRÉ-CONCEITO inacreditável… O pior é que muitos daqueles que sofrem preconceito e discriminação (Gays), agem da mesma forma com outras pessoas..sem conhecê-las…sem RESPEITAR as pessoas que a defendem…sem ver a notícia pelo outro lado…elas são cegas por desejo, pois não querem ver a REALIDADE…só querem ver a mentira e continuar na alienação…porque assim é mais fácil…julgar sem conhecer…Isso é lastimável…pois é um grande exemplo da intolerância e ignorãncia dos Brasileiros…que são parte de um País tão LINDO, ABENÇOADO e de uma MISCIGENAÇÃO incrível e invejável mundialmente…Mas ao mesmo tempo, são contraditórios e agem muitas vezes de forma infeliz e pré-concebida. Sou fã da Joelma a 10 anos, e todos os dias a ouço, a conheci aos 13 anos de idade enquanto me descobria sexualmente, e passava por momentos de tristeza devido ao bullying sofrido na escola, no bairro e dentro de casa com meu padrasto…Tentei me matar duas vezes, e tentaram me matar outras duas vezes por causa da minha orientação sexual…As músicas,as coreografias e a energia da Joelma me fizeram descobrir um OTIMISTA e um GUEREEIRO que existia dentro de mim…e a ouvindo e dançando suas músicas eu me animei para viver, e 10 anos depois…continuo mais fã do que nunca…Devo a ela a ALEGRIA que me fez e faz passar por tantas dificuldades diárias. Com tantas críticas burras em cima dela, eu fui até destaque em alguns sites como o Terra ( http://musica.terra.com.br/fa-homossexual-apoia-joelma-em-show-do-calypso-em-
sp,a5cdd417ec40e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html ) e o Ego ( http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/04/em-meio-polemica-com-gays-joelma-faz-show-com-roupa-sexy.html ) pelo protesto que fiz no show da banda Calypso em São Paulo,dias após a polêmica e fiz aquilo para fazer com que as pessoas refletissem e vissem que os fãs estava com ela … >> Como ela mesmo disse: Ninguém passa por nada a toa. Com essa polêmica, eu apendi que as pessoas são muito mais preconceituosas do que pensam, que a mídia é MUITO suja…e que a VERDADE sempre vêem a tona.*
É muito bom ler um texto sensato como este sobre o tema. Toda essa polêmica me fez acreditar que a impressa no Brasil está suja, ou melhor, podre. Um texto como esse nos faz voltar a acreditar que ainda existem profissionais sérios e que tem compromisso, principalmente, com a verdade! Parabéns!
Ricardo Alexandre parabéns pelo texto. Sou professor de história e músico, e fico feliz de haver pessoas como você, que não se deixam levar pelas irresponsabilidades dos canais de mídia, que só pensam em vender notícia. A prova disso é que as retratações nunca são notícias, mas já os boatos.
Ah, detalhe, divulguei seu blog nas minhas redes sociais, e ninguém curtiu ou comentou. O povo que mesmo ver o circo.
Abraço
Calypso é Calypso , aceitem !
Artigo incrível, parabéns Ricardo Alexandre!
Esse sim é um jornalista excelente.
Ricardo, seu texto é muito bom e concordo em partes. Para mim, o problema está no fato de que muitas
Joelma estamos com vc, e seu filme vai sambar na bilheteriaa 😀
Adorei sua matéria, parabéns por não ser essas pessoas q querem acabar com o sucesso da Diva ❤, obrigada por escrever os fatos como realmente são,pq o que era Pra obrigação da mídia,agora virou exceção,adorei seu blog.Os fãs da Calypso agradecem.
os verdadeiros fãs conhecem muito bem a Joelma e houve uma distorção ai
foi td um engano e a mídia querendo ganhar ibope em cima da calypso